Diagnósticos e Pesquisas de Clima e Cultura

Mapeamos cultura, clima, riscos emocionais e estruturais que impactam os resultados, unindo análise técnica, psicológica e simbólica para gerar ambientes mais saudáveis, seguros e de alta performance, com ferramentas nacionais e internacionais.

a man riding a skateboard down the side of a ramp
a man riding a skateboard down the side of a ramp
black blue and yellow textile
black blue and yellow textile
Pesquisa de Clima e Cultura Organizacional

Levantamento preciso das percepções, fatores de estresse, sinais de clima tóxico, engajamento e riscos organizacionais que impactam diretamente a saúde emocional e a produtividade. Utilizamos mais de 10 metodologias quantitativas e qualitativas para garantir um diagnóstico completo e profundo.

Metodologia:

  • Radar de Percepções:
    Possibilidade de uso de mais de 10 metodologias cientificamente comprovadas, escolhidas pelo cliente, contemplando inventários estruturados com aplicação de eNPS, escalas psicométricas e mapeamento dos níveis de satisfação, segurança emocional, bem-estar, sobrecarga, engajamento e alinhamento aos pilares de convivência e à cultura desejada.

  • Escuta Qualificada Direcionada:
    Entrevistas estruturadas e aprofundadas com colaboradores el ideranças estratégicos, visando compreender percepções sobre clima, tensões, desafios de convivência, ruídos emocionais e sinais de risco psicossocial.

  • Análise de Narrativas e Padrões Culturais:
    Leitura dos discursos coletivos, narrativas recorrentes, padrões linguísticos e simbólicos que revelam crenças, comportamentos, desconexões culturais e fatores que impactam a saúde emocional do grupo.

  • Painel Vivo de Percepções:
    Dinâmicas grupais e rodas de escuta ativa que estimulam a expressão coletiva sobre segurança emocional, bem-estar, convivência, estresse, comunicação, sobrecarga e alinhamento cultural, revelando pontos cegos e zonas de tensão.

Diagnóstico Organizacional

Mapeamento aprofundado dos dos gaps culturais, estruturais e de gestão que impactam diretamente o clima, a cultura e os resultados. Um processo que une análise técnica, psicológica e organizacional, essencial para orientar a tomada de decisão, estruturar planos de ação e promover ambientes psicologicamente seguros, de alta performance e em conformidade com a NR-01.

Metodologia:

  • Análise documental: Avaliação de contratos sociais, organogramas, estrutura de cargos, relatórios internos, políticas, normas e regimentos.

  • Entrevistas em profundidade: Com sócios, lideranças e colaboradores-chave, para mapear cultura, riscos, percepções e dinâmicas emocionais e organizacionais.

  • Análise simbólica das relações: Leitura dos padrões inconscientes, das dinâmicas de poder, dos conflitos, dos ruídos emocionais e dos comportamentos não-ditos na organização.

  • Observação direta dos ambientes: Leitura do espaço físico, da comunicação informal, dos sinais de sobrecarga, estresse, relações tóxicas ou disfuncionais.

  • Workshops diagnósticos e dinâmicas grupais: Aplicação de ferramentas que permitem extrair percepções coletivas, mapeamento dos riscos psicossociais, dos desalinhamentos culturais e das tensões organizacionais.

  • Análise Correlacional de Indicadores:
    Estudo dos dados organizacionais que refletem diretamente o clima e o bem-estar, como índices de turnover, absenteísmo, adoecimentos, afastamentos, produtividade, conflitos e outros eventos críticos que sinalizam riscos e fragilidades emocionais no ambiente.